Publicações
   Publicações

 

   

 

Chada, Nelson Castro, 2008. Animais & Plantas Conhecidas e Utilizadas pelas Populações Tradicionais da Amazônia. Editora: Publit Soluções Editoriais: Belém-PA, 254p.   

   A história do Brasil, desde o inicio de sua exploração pelos europeus é a historia da destruição das florestas. A mata Atlântica foi a primeira a sofrer os impactos, com a exploração do Pau-Brasil e exploração do cultivo da Cana-de-açúcar principalmente. Mais tarde esta exploração chegou a Amazônia, através da exploração de garimpos e sua diversidade de madeiras nobres, além de sua exuberante fauna.
   Hoje o que percebemos no mundo globalizado é que existem grandes áreas de florestas tropicais devastadas, principalmente nos países do terceiro mundo, que são explorados economicamente, pelos países ricos do hemisfério norte, sub-valorizando os seus produtos naturais e desta forma indiretamente aumentando a pressão dos países tropicais as suas florestas remanescentes.
   Não é possível reconstruir ou reinventar uma floresta na sua forma original. Cada espécie, ainda que seja desconhecida atualmente, guarda consigo um "tesouro". Recentemente, o Instituto Nacional do Câncer - U.S.A. identificou 2.000 espécies de plantas de florestas tropicais que no futuro podem vir a ajudar , nas pesquisas desenvolvidas para a cura de diversas formas de câncer.
   Além disso, por conta do atual estagio de desenvolvimento da ciência mundial, através de programas, tais como o Banco de Germoplasma - Brasil, a cada momento, são realizadas novas descobertas, quer no ramo animal; como é o caso do Gambá que possui em seu organismo uma defesa natura, contra o veneno de cobra ou no ramo vegetal, como é ocaso do milho cultivado que foi cruzado com o milho selvagem do Peru, lhe proporcionando maior resistência contra doenças e pragas. Além de todo o equilíbrio ecológico & ambiental que esta em jogo, tendo como pano de fundo o próprio homem.
   Atualmente as florestas tropicais úmidas, em todo planeta estão sendo devastadas a uma assustadora velocidade de 180.000 Km2/ano. Estima-se que nos próximos 25 anos, que 02 a 07 espécies em cada 100 irão desaparecer, tomando-se como base a existência de 10 milhões de espécies, acredita-se que o total se situe entre 5 a 30 milhões, isto significa que desapareceram entre 8 a 28 mil espécies /ano, isto traria prejuízos irreparáveis para toda a humanidade.
   Segundo a O.M.S - Organização Mundial de Saúde - 80 em cada 100 moradores das florestas tropicais em todo mundo, se tratam com medicamentos tradicionais, destes 85% possuem extratos de plantas medicinais. A cada dia, descobrem-se novos usos para os produtos da natureza. Recentemente, descobriu-se a utilidade da urina do jacaré para a produção de perfumes.
   Neste contexto é que tentamos catalogar, neste trabalho, os principais representantes de nossa Fauna & Flora, onde aliamos a sabedoria das populações tradicionais da Amazônia com o conhecimento cientifico, acreditando que seja um instrumento de consulta aplicada, demonstrando, desta forma, que é possível esta convivência harmoniosa, rumo ao desenvolvimento sustentável.


Baixar amostra

Capa Livro 2

Pontos de venda

Copyright © 2008 Nelson Chada. All rights reserved.